terça-feira, 16 de julho de 2013

Doenças

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa. Porém, antes de dar qualquer remédio ou diagnóstico ao hamster procure um veterinário.

Diarreia[editar]

Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes, frutas acidas e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimento até que ele se cure. Procure imediatamente o veterinário, a diarréia mata em pouco tempo.

Resfriado [editar]

É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes têm esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Procure um veterinário.

Hibernação[editar]

Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo.

Sarna(perda de pêlo)[editar]

Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.

Crescimento excessivo dos dentes[editar]

Isso pode ser gerado pela má alimentação (sem alimentos duros) ou algum problema na mastigação. Quando chega num estágio onde o hamster mal consegue comer, é necessário levar no veterinário para que ele corte o dente e evite que perfure o céu da boca.

Obesidade[editar]

A obesidade pode ser gerada por dois fatores: alimentação inadequada e falta de exercício físico. Antes de chegar a um ponto no qual a volta ao peso é difícil, ofereça apenas alimentos saudáveis e deixe disponível uma rodinha de tamanho grande, no qual o hamster não curve suas costas para andar. A obesidade pode tanto ser percebida rapidamente (muita gordura) quanto em seus estágios, que vai diminuindo a locomoção do hamster. Hamsters são rápidos, e se ele estiver mais lento, verifique a alimentação, a rodinha ou possíveis fraturas. Em todo caso, um veterinário é o recomendavel.

O que o hamster quer dizer com seus gestos?

O que o hamster quer dizer com seus gestos?

  • Andar rapidamente pelo lugar, mantendo o corpo sempre junto ao chão: lugar não familiar
  • Estufar as bochechas: intimidação
  • Limpar-se meticulosamente: sentido de conforto, paz
  • Bocejar: contentamento, relaxamento
  • Levantar as duas patas dianteiras: defesa de uma fêmea quando atacada por um macho
  • Saltar no ar: bom humor, excitação
  • Sentar na parte posterior do corpo: atenção ou agressão
  • Orelhas apontando para trás: cansaço ou insegurança, medo, mau humor, agressividade, atenção
  • Deitar sob as costas imóvel: postura de defesa, medo
  • Andar com a parte anterior do corpo abaixada e o rabo levantado: medo, postura de inferioridade, na presença de outros hamsters mais fortes ou mais velhos
  • Coçar: conforto, relaxamento
  • Limpar-se repentina e prolongadamente: estado de alarme, susto
  • Orelhas dobradas: atenção
  • Hesitar repentinamente: estado de alarme ou medo

HAMSTER SÍRIO HISTÓRIA

HAMSTER SÍRIO HISTÓRIA:

*Atualmente são conhecidos várias raças de hamsters, mas a história desse simpático animalzinho começou na década de 30, quando um cientista, Dr. Ahroni, capturou um macho e 2 fêmeas da raça dourada no norte da Síria. O hamster sírio é o tipo mais comum de hamster mantido como animal de estimação. Como o próprio nome diz, é originário da Síria, país asiático próximo ao Iraque, e foi descoberto cientificamente em 1839. Em 1930, um hamster fêmea e suas crias foram capturados em Allepo, na Síria e levados à Universidade Hebráica em Jerusalem. A mãe foi morta e após duas fugas separadas, sobraram apenas 4 hamsters. Estes quatro reproduziram-se, e posteriormente importou-se seus filhotes para o Reino Unido e para os Estados Unidos. Embora alguns outros hamsters tenham sido capturados em 1930, não há registro de que estes tenham se reproduzido, o que leva a crer que os hamsters vendidos atualmente como animais de estimação são descendentes dos 4 hamsters de Allepo.

Alimentação e diversão

Dei início hoje a minha dieta pra perder umas graminhas e ficar de bem comigo mesma, sai com minha dona para caminhar e brincar. (Ainda bem que eu tinha guardado um pouco de milho na bochecha) Assim que cheguei fui o centro de atenção de toda criançada do parquinho, não fiz questão de aceitar carinho, tirei até um cochilinho, mas tentei me esforçar e não perder o foco.
Umas dicas para os hamsters sírios que querem se alimentar melhor:

DEVE -SE comer: A ração (o mais aconselhável), mas se quiser comer um lanchinho diferente pode ser: Frutas secas e não cítricas, repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória, cenoura, nabo, abóbora, pepino, semente de girassol, alpiste, farelo de aveia,, ervilha, milho cozido, pipoca sem sal (dando a parte branca da pipoca ,pois os hamsters podem se engasgar com a "casca" do milho estourado), noz, amendoim, castanhas , passas, pão, ração de cachorro e de gato em pequena quantidade(pois contem muita gordura),vegetais frutas e legumes crus . Bebidas: Água é o essencial.

NÃO deve-se comer:Manteiga, Chocolate, Doces, Cebola, alho,Evite dar comida caseira alface, açúcar, iogurte, alimentos com muito sal, gordurosos, temperado, embutidos, industrializados, cosidos, pimenta, alho, Alface, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), tomate, carne crua, abacate, figo, ameixa, flores, folhas, cebola, cebolinha, ração de coelho (contém hormônios), salgados e fritos em geral.